O que precisa mudar?

Tudo bem, já entendi que estamos em tempo de mudanças profundas e que as coisas não podem continuar como estão.

Como todo mundo está falando nisso, esta necessidade de mudanças parece ser uma consciência coletiva.

Fomos nos acostumando com a rotina e criamos hábitos e comportamentos que são nocivos ao meio ambiente e a ordem da natureza.

Mas a questão, é, no meu universo particular, que comportamentos individuais tem sustentado situações limitantes de minha expansão de consciência?

Como posso melhorar minha própria vida e me integrar a este movimento coletivo de mudanças?

A pergunta mais importante para cada um de nós, é o que eu preciso mudar e por onde começo, que áreas devo priorizar?

Sei que mudanças envolvem inovação, desconforto, sacrifícios e iniciativas.

Claro, estou falando das mudanças conscientes e voluntárias.

Porque ninguém gosta das mudanças impostas pelo meio e pelas circunstâncias que nos pegam desprevenidos e despreparados.

Hoje acordei com a casa infestada de formigas. Parecia uma revolução. Mas olhando melhor e com calma vi que elas estavam carregando alguma coisa. Eram larvinhas que estavam na lata de lixo, mas que com o ataque das formigas se espalharam pela cozinha toda para fugir do exército invasor. Havia acontecido uma verdadeira batalha no calar da noite.

Aqui em casa agora quase todos os resíduos ou vão para a compostagem ou é reciclável, e nosso lixo orgânico é muito pequeno. Por isso as vezes fico com pena de colocar lá fora um saquinho tão pequeno e pulo um dia do lixeiro.

Segui a trilha das formigas e vi que havia um trabalho coordenado para levar as presas lá para o quintal.

As pobrezinhas trabalhadoras estavam apenas fazendo seu trabalho, assim também como as larvas. A natureza agiu rápido para equilibrar o sistema que eu desequilibrei.

Imediatamente me veio a ideia. Será que nós seres humanos nos tornamos larvas devoradoras de tudo ao redor e obrigou a natureza a agir para eliminar a praga?

Será que somos capazes de mudar as coisas e voltar a trabalhar em harmonia com natureza?

E se for assim, de nada adiantaria uma única ou algumas larvinhas humanas se tornarem conscientes e mudar o comportamento. Para reverter o processo precisamos agora mudar a consciência global. Despertar a todos, conforme escreveu Peter Russel no livro O Despertar da Terra.

Leia também:

Por favor acorde

Um cidadão do Universo