Degraus_do_Sucesso

Ordem e Progresso

A organização é uma das mais poderosas ferramentas que o ser humano possui.
Foi devido a capacidade de se organizar que o ser humano saiu da idade da Pedra e chegou a tecnologia, que na pratica significa (conhecimento organizado)

A maior parte das coisas grandes que fazemos são resultado de pequenas ações chamadas de processos.
Um processo sempre tem uma entrada, uma modificação e uma saida, ou seja, uma pequena transformação de algo, feita a partir de um trabalho realizado.

Organização tem haver com colocar as coisas em uma ordem, de tal forma que as coisas aconteçam de forma sequencial.
O resultado de uma ação vai gerar consequências, que por sua vez irá permitir a ação seguinte.

Se fizermos as coisas na ordem certa, tudo funciona bem, mas se não seguirmos a ordem natural dos processos, quando formos realizar uma pequena ação, os recursos que a ação anterior deveriam produzir, não estarão disponíveis e teremos que parar o procedimento ou improvisar perdendo tempo e recursos além de criar tensão e confusão.

Organização tem a ver com pensar antes.

Olhar para as situações e tomar uma decisão, entender o que queremos, os recursos que temos, a fraquezas e limitações.

Ai então montamos um planejamento, que nada mais é do que uma sequencia de ações para aproveitar os recursos disponíveis, criar novas condições e corrigir erros ou fraquezas.

Mas nada disso via funcionar se nao houver disciplina para seguir aquilo que foi planejado e principalmente cumprir os limites de tempo e recursos que foram estabelecidos no planejamento.

Mas a questão fundamental é que a maior parte dos nossos projetos pessoais tem haver com pessoas, e como as pessoas naturalmente gostam de quebrar os limites, ou criar novas alternativas que não foram testadas, precisamos ter muita sensibilidade e sabedoria para que tais comportamentos não comprometam nossos planos.

Ai entra a capacidade de acompanhar de perto, perceber pequenos detalhes e desvios e usar sensibilidade para atuar junto as pessoas e leva-las a realizar aquilo que precisa ser feito da forma como deve ser feito e no tempo adequado.

Outra grande habilidade necessária é a capacidade de se relacionar com outras pessoas que tenham interesses e afinidades, tais como clientes, fornecedores, parceiros e até concorrentes,  para buscar saídas para situações inesperadas ou mesmo para encontrar outras alternativas e caminhos.

O Network, como é chamado no mundo empresarial, é na verdade a capacidade de se relacionar de forma inteligente e sensível, buscando encontrar interesses, habilidades, realizações das pessoas e fazer conexões que permitam uma troca ou reciprocidade onde todos saiam ganhando.

E normalmente já fazemos isso com amigos e familiares conversando sobre a vida e trocando experiências espontaneamente.

Se unirmos então estas habilidades de forma natural em nossos negócios e empreendimentos, alcançaremos melhores resultados e ainda teremos um ambiente bem agradável para fazer negócios.

Mas não estamos falando de negócios e sim de nossas próprias vidas…

Haveju