images (5)

A consciência que liberta!

O que esta frase que ficou tão conhecida na música de Kássia Eler tem a ver com consciência ?

Penso que a consciência é um estado especial que diferencia os seres humanos. Tornar-se consciente é entender o processo da vida e colaborar  com ele ativamente, é amadurecer como ser humano verdadeiramente responsável pela sua própria vida e pela vida dos demais.

A consciência das leis e princípios é o elemento básico da liberdade tão almejada pelo ser humano.

Quanto menor o grau de consciência mais se faz necessário estabelecer limites, e quanto maior o grau de consciência maior o grau de liberdade concedido.

Liberdade com responsabilidade. Neste estágio os limites  são internos e voluntários, pois o valor da justica torna-se evidente.

Se pensarmos bem, não existe diferença entre liberdade interna e externa. Uma é reflexo da outra… Só há uma realidade única. O que está em cima é igual ao que está em baixo.

Creio que quem não tem consciência sofre ao sentir os limites externos porque os entende como uma agressão a sua liberdade.

A consciência permite que a própria pessoa estabeleça seus limites para evitar passar pela sensação de ser limitado pela vida.

A ordem, disciplina, planejamento, respeito aos direitos dos outros, exatidão e fidelidade… São exemplos de limites ou princípios internos que norteiam as pessoas conscientes.

Mas isso é algo pouco comum entre as pessoas. A maioria acredita que pode quebrar os limites e ultrapassar a lei para preservar sua liberdade. Vivemos um tempo em que os direitos individuais são mais importantes que os deveres e responsabilidades.

Daí surge a esperteza, mentira, falsidade, infidelidade, avanço nos direitos alheios e todo tipo de jeitinho para satisfazer seus desejos individuais…

Poucos despertam a percepção que existem leis imutáveis e precisas, que não são frutos de um julgador implacável, mas sim da própria estrutura da natureza….

O universo é um todo indivisível e inseparável. Qualquer ação em uma das suas partes afeta o sistema como um todo e provoca uma reação que dá início a uma busca de compensação para restabelecer o equilíbrio reinante.

E a física quântica  afirma que esta força autoregeneradora está presente em todos os sistemas vivos, na natureza e em todo o Universo.

Quem desperta para esta realidade e passa a colaborar com o todo, encontra sua verdadeira alma livre e não precisa mais da liberdade aparente.