OH ! grande e Infinito Mistério !
Tu és ilimitado, tu és grandioso e infinito…
Tu és o Todo que é uno, causa e efeito, criador e criatura…
Como conceber-te se sou limitado e finito, e tudo que vejo, peso e meço nas minhas limitadas medidas?
Seu sou forte e valente, tu és meu Guerreiro, o Senhor dos Exércitos, que massacra impiedosamente meus inimigos e faz cumprir tua lei.
Se sou sensível e delicado, Tu és a mãe gentil e caridosa que a todos ama e cuida, que afrouxa as rédeas da lei pela compaixão de nossas imperfeições.
Se sou criativo e visionário, Tu és a beleza da expressividade e da diversidade que encanta a todos com seus cantos, formas e harmonias perfeitas, que desprezas a logica e o rigor em troca da espontaneidade. Te vejo nas festas, nos bares, nos teatros e nos movimentos humanos que expressam tua beleza e alegria.
Se sou racional e logico, Tú és o grande arquiteto dos mundos, que com sua precisão matemática desenha todas as formas, que estabelece regras e princípios que não podem jamais ser quebrados, delimitando a liberdade para estabelecer a ordem do universo.
Se sou aventureiro, Tu és livre como o vento, cuja unica certeza é a eterna mudança, cujos movimentos são ora graciosos e leves, ora abruptos e transformadores, e que nada pode permanecer estático e rígido nos domínios do tempo e espaço.
Se sou amante apaixonado, Tu és a beleza dos relacionamentos e do romantismo, eu te vejo nos olhos de minha amada, no sorriso dos meus meninos, na graça das crianças e na sabedoria dos velhos, te vejo nos compromissos e juras eternas de amor, e que seja eterno enquanto dure.
Se sou cientista, Tu és a ciência e o mistério dos mundos e busco decifrar-te. Te vejo na precisão das leis universais, e também na beleza e na genialidade de tuas obras, te vejo em toda a natureza e reconheço-te também em mim, busco o teu reflexo a todo o tempo em tudo e em todos.
Se sou Justo, Tu és a Justiça eterna que equilibra os mundos nos pratos de tua balança, compensando os desiquilíbrios para manter a continuidade da vida. Tu és o equilíbrio das contas correntes de débitos e créditos que a cada um oferece a recompensa do seu próprio esforço.
Se sou humanitário, Tu és a própria humanidade, e te vejo em todas as partes e em todas as pessoas, sofro com teu sofrimento, me alegro com tua alegria manifestada em cada criaturinha deste imenso mundo.
Sou uma abelhinha e tu és a grande colmeia e todos levamos loucamente teu mel da esperança para nossas vidas, ou tecemos a grande teia da vida.
Vivo na dimensão do hoje e agora e toda a minha compreensão se limita a dimensão de minha visão.
Mas Tu habitas na dimensão do eterno e infinito e nem por isso te afastas de nós. Meus planos são para hoje, amanhã, o mês que vem, o ano que vem.
Os planos cósmicos são para a eternidade e meu tempo e meu espaço são apenas vírgulas e pontos na grande história universal.
Então, a consciência me leva a entender, embora não possa conceber plenamente. Tu é o todo e ao mesmo tempo a partícula, Tu podes ser ao mesmo tempo, o fogo e água, o vento e a rocha, que podes ser o forte e o sensível, o criativo e o realizador, o aqui, o agora e o amanhã, o criador e a criatura…
OH, Maravilhoso infinito…
Haveju