colaboracao

Nestes tempos difíceis em que precisamos escolher nosso Líder é sempre bom refletir qual o papel de um Líder, pois ele será a peça chave para as transformações que desejamos e terá que saber negociar muito com toda a diversidade de ideias e opiniões que compõe a nossa sociedade.

1) Um líder precisa ser corajoso, forte e destemido, deve estar um passo a frente, pensar grande e ter ações pioneiras que motivem as pessoas a seguir uma nova direção. Deve ter firmeza de atitudes e objetividade, deve saber claramente para onde está indo e principalmente como chegará até seus objetivos. Um líder precisa ser confiável, inspirado e inspirador.

2) Mas o líder precisa ter sensibilidade para lidar com as pessoas e negociar suas posições sempre que perceber a necessidade de corrigir os rumos. Pode ser que os objetivos estejam claros, mas o caminho nem sempre é retilíneo e as pessoas precisam se sentir bem para se envolverem no projeto e participarem com satisfação.

3) O Líder precisa ser Criativo e inovador e aprender a encontrar novos caminhos para os impasses surgidos, precisa ter bom humor e alegria, contagiando a todos pelo seu entusiasmo, evitando os confrontos e o uso de autoridade desnecessária.

4) O Líder precisa ser um trabalhador confiável e um sábio construtor. Embora ele seja o responsável por conduzir as pessoas ele precisa trabalhar nos detalhes dos planos, acompanhar as realizações de perto e medir, mensurar e calcular ajustar as rotas do caminho. Suas ideias precisam estar sustentadas em pilares sólidos e realizáveis para fugir da fantasia e amadorismo.

5) O líder precisa ter flexibilidade e ser capaz de fazer as mudanças e transformações com coragem e despego sempre que perceber que as coisas não estão indo bem. Precisa ter a leveza e jovialidade de quem não precisa estar sempre com razão mas sim de quem busca alcançar as transformações necessárias. É preciso que o líder não tenha medo de voltar atrás e rever suas posições sempre que ficar claro que este seja o melhor caminho para todos.

6) O Líder deve promover a união e harmonia,  precisa se relacionar bem com todos recompensando sempre seus colaboradores e respeitar seus opositores, tendo cuidado com os sentimentos alheios para evitar desarmonias que podem crescer e formar elos de oposição dificultando seu trabalho. Deve tratar todos como uma grande equipe de trabalho, sendo capaz de conversar e se relacionar com todos, mesmo aqueles de que dele discordam, pois é desta oposição que virão as boas ideias.

7) O líder deve seguir as técnicas cientificamente comprovadas, deve investigar tudo e assegurar que a verdade esteja acima dos sentimentos e julgamentos, deve ser cuidadoso com as informações que recebe evitando acreditar em tudo que houve e lê. O líder precisa ter uma mente cientifica e investigadora para não cair nas armadilhas das mentiras.

8) O Líder deve ser um excelente administrador, capaz de realizar suas obras segundo seus objetivos e planos, sempre obtendo o melhor resultado dos recursos humanos e manterias. O líder precisa ser ambicioso em seus planos para que desperte entusiasmo nos seus companheiros e seguidores, mas não pode cair nas seduções das facilidades que quebram a legalidade, pois ele deve ser um padrão de ética e justiça.

9) O Líder precisa ser humanitário e olhar o outro como uma parte fundamental do seu projeto, pois não se realiza nada sem as pessoas e todos sabemos que as pessoas tem necessidades complexas, e que se as necessidades básicas não forem atendidas, as pessoas não terão condições de acompanhar os projetos mais complexos que exigem um estado de espirito mais equilibrado.

Sei que é difícil encontrar alguém assim tão completo, mas quem sabe podemos escolher alguém que se aproxime o máximo destes valores, que seja otimista,humano e goste de gente, e que principalmente seja capaz de admitir suas fraquezas, mas se reinventar o tempo todo para atender as nossas expectativas e não tenha medo de negociar conosco…

23 de Outubro de 2018

João Sergio