Você sabia que as pessoas que tem o hábito da gratidão são mais felizes? Você se lembra da última vez em que se sentiu ou demonstrou gratidão? Ou em que começou o dia agradecendo? Quando a gratidão está ligada a gentileza, nos tornamos mais humanos e conseguimos nos conectar a outras pessoas.

Recentemente pouco se sabia sobre a gratidão, mas o psicólogo americano Abraham Maslow, em suas pesquisas, conseguiu perceber que a habilidade de sentir e expressar a gratidão, são aspectos vitais para a saúde emocional. Depois de suas pesquisas, ficou provado que pessoas que praticam o hábito da gratidão são mais felizes, e não só por isso, mas também pelo fato de valorizar mais o que possuem, ao invés de ficarem alimentando sua ansiedade por aquilo que não tem.

Nesse sentido, ser uma pessoa grata é uma virtude que também nos ajuda a exercitar atitudes mais positivas, seja em nossa vida cotidiana ou em nosso trabalho, pois cultivamos o bom humor e a paciência necessária para manter relacionamentos saudáveis e felizes.

Mas pelo que devemos ser gratos?

Provavelmente você já se pegou fazendo essa pergunta. Então vamos lá, comece fazendo uma lista. Já parou para pensar em tudo de bom que você tem na sua vida? Sua família, amigos, saúde, trabalho, um lar, seus talentos, entre vários outros, ou seja, tudo aquilo que for positivo na sua vida já um motivo para agradecer.

Fazendo isso diariamente, a sua gratidão começará a aflorar e a sensação que ficará é de que você tem muito mais do que o necessário para viver, e todos esses motivos já são o suficiente para ser grato.

Saia do piloto automático

Quer ser uma pessoa mais grata? Então, que tal começar saindo do piloto automático? É claro que agir dessa forma pode ser um desafio, mas acredite, os resultados de exercer a gratidão valem muito a pena.

De acordo com Robert Emmons, professor de psicologia da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, pessoas que expressam sua gratidão possuem maiores doses de bom humor, otimismo, melhora na duração e na qualidade do sono, praticam mais exercícios físicos, têm a pressão arterial mais equilibrada, e níveis de depressão e estresse mais baixos.

Como ser uma pessoa mais grata?

Devemos pensar a gratidão como um músculo e não como um sentimento, e como todo músculo, este também deve ser exercitado para ficar mais forte.

Confira agora algumas atitudes simples que poderá nos ajudar a sermos pessoas mais gratas.

Sorria

Você sabia que dar um sorriso a alguém é uma forma de gratidão? É simples, ao cruzar com uma pessoa, sorria e pense: “como sou grato por você ter cruzado meu caminho”. Pronto, agradecemos.

Você possui conforto material?

Sim, todos nós temos algum conforto material. Pode ser um chuveiro quente, uma cama, comida na mesa. Portanto, sejamos gratos por cada uma dessas coisas, por elas fazerem parte do nosso dia a dia. Já pensou em como seria nossas vidas sem elas? No final, nós vamos percebendo que sempre possuímos muito mais coisas do que imaginamos.

Faça elogios

Fazer um elogio sincero a alguém que admiramos, acompanhado de gratidão por aquela pessoa fazer parte de algum momento, de algum ensinamento ou mesmo pela companhia, pode ser uma experiência muito interessante.

Saiba agradecer os elogios recebidos

É preciso saber demonstrar alegria e agradecer quando recebemos um elogio de alguém, por mais simples que seja. Agradecer é o mesmo que dizer a essa pessoa, que ela nos proporcionou um momento feliz.

Demonstre paciência

Se houver uma pessoa perto de nós que esteja de mau humor, precisamos ter paciência, sorrir, ser gentil e agradecer em nosso interior por esse momento, pois desta forma, conseguiremos perceber o quanto é importante não absorver energia negativa.

A gratidão a Deus

É claro que acima de tudo e de todos está Deus, o grande Arquiteto e criador do universo. É pela sua bondade e amor que podemos vivenciar uma experiencia nesta vida. Ter gratidão a Deus pela vida e por todas as coisas que nos acontecem é uma das chaves da felicidade. Este estado de alegria e satisfação interior nos liberta de muitos sofrimentos e aflições, principalmente nas horas difíceis da vida.

Estamos acostumados a dar graças a Deus pelas coisas boas que nos acontecem , mas quando as coisas não funcionam como queremos acreditamos que não temos motivos para agradecer, não é mesmo?

Mas se pensarmos bem, tudo que nos acontece tem um propósito construtivo, e mesmo que tenha sido fruto de nossos erros ou que tenha nos levado por caminhos tortos, certamente a sabedoria Divina os transforma em algo que nos trará crescimento e aprendizado.

No Salmo 7, Davi fala com Deus que seus inimigos o perseguem e confessa seus sentimentos ruins, e duvida do seu merecimento em receber tais ofensas e injustiças. Mas em seguida, após algumas reflexões ele exclama: ” Levanta-te Oh Deus, Desperta-te por mim! ” Ele na verdade estava buscando que Deus crescesse em amor e Justiça dentro do seu próprio coração, que despertasse sua bondade e paz para que ele ficasse livre de tais sentimentos.  E no final do Salmo ele entrega a Deus a condução da Justiça e se rende a sua vontade ficando em paz consigo mesmo.

Compartilhe a sua gratidão

Agora é a sua vez! Que tal aproveitar o espaço abaixo de comentários para comunicar a sua gratidão por algo ou alguém? Comente no artigo, e compartilhe conosco suas experiencias de gratidão.

Texto adaptado da matéria publicada no Portal IBC

Se você gostou provavelmente também vai gostar deste :

images (8)COM O TEMPO A GENTE ENTENDE…

Com o tempo você entende que a vida não sai como planeja, que tem feridas difíceis de cicatrizar e que nem sempre quem você ama vai te amar. Entende que existem níveis de intensidade, que 1 minuto pode ser rápido ou uma eternidade e de quem menos você espera vem uma insensibilidade.