Com o tempo você entende que a vida não sai como planeja, que tem feridas difíceis de cicatrizar e que nem sempre quem você ama vai te amar. Entende que existem níveis de intensidade, que 1 minuto pode ser rápido ou uma eternidade e de quem menos você espera vem uma insensibilidade.
Entende que nem sempre os amigos que estão perto são os que te ajudam, que a arte de ser leal é para poucos e que as pessoas mudam. Entende que ou você cuida de si mesmo ou cuidarão da sua vida, que ou você demonstra o que sente ou adoece sentindo.
Com o tempo, você entende que enganando os outros você se engana, que as aparências também enganam e que se engana quem acha que a beleza está do lado de fora. Se engana também quem acha que a felicidade está em mostrar os dentes, está em um porta retrato, que a sensibilidade está na fraqueza e que a serenidade está no silêncio. Entende que esse silêncio é fundamental quando não se sabe o que fazer e que o tempo te dará as respostas.
Com esse mesmo tempo, você entende que a vida é feita de sinais, cabe a você ter a perspicácia de acha-los e interpretá-los. Entende que ninguém tem a solução para os seus problemas, pois ela está dentro de você. Que muitas vezes você não entende o porquê algo de ruim aconteceu, que são oportunidades de aprendizado e que são poucos os que realmente aprendem.
Com o tempo, você entende que raiva passa, e às vezes a mágoa fica, e que se não mudar esse quadro perderá bons momentos.
Entende que os sorrisos atraem coisas positivas, que um abraço apertado diz “eu gosto muito de você”, que a natureza renova a alma.
Entende que palavras podem unir ou afastar, que cada um tem sua opinião e que devemos respeitar, até porque dificilmente vão mudar a sua.
Entende que ou você acredita na sua força ou vão te forçar a acreditar o contrário. Acredite na sua capacidade e nos seus sonhos.
Entende que um dia as crianças crescem, e que você não deve culpá-la pelos seus atos se você não a ajudou a crescer. Não espere aquilo que não deu, e se não deu não se culpe, pois podem não ter dado pra você também. Mas sempre dá tempo de fazer diferente, pois não podemos mudar o passado, mas o futuro sim; e o presente o próprio nome diz: é uma dádiva!
Portanto, espalhe alegria, cultive a paz interior e cuide de você, da sua mente, dos seus valores e do seu corpo. Assim, você exala amor próprio, assim você atrai amor e só assim você pode amar alguém, pois quando você se ama, você entende o segredo da vida.
Mari Marengo
Se você gostou deste texto talvez goste deste também:
Se gostou do texto fique a vontade para deixar seu comentário.