Hercules-touro

Este é um trabalho muito importante sobre os mistérios da natureza humana que pode ser lido como um livro, mas também pode ser seguido como um curso de 12 aulas consecutivas. Cada Trabalho traz uma lição a ser aprendida e uma experiencia a ser realizada.  Se você é um buscador de conhecimento e tem afinidade com a linguagem simbólica da mitologia e da astrologia, certamente você encontrará neste trabalho muitas informações preciosas para o seu aprimoramento.  Se for assim, estude com calma cada um dos trabalhos e se desejar compartilhe conosco através dos comentários sobre seus aprendizados e suas dúvidas.

O Mito de Hércules simboliza a alma humana na sua eterna busca pela evolução e cada um dos doze trabalhos de Hércules simboliza os aprendizados em cada um dos signos do zodíaco, como escadas de um evolução ascendente, lembrando que estes signos são experiencias vividas por todos nós, independente do nosso signo. A medida que a Terra gira, a natureza repete estas influências diariamente, mensalmente e anualmente formando um ciclo permanente de evolução, iluminando nossas fraquezas e nos dando oportunidade para trabalhar estes aspectos dentro de nós.

As experiencias e ensinamentos de cada trabalho podem ser aproveitados pelo estudante para desenvolver as suas virtudes internas e compreender melhor suas fraquezas. As orientações do mestre devem ser estudadas atentamente porque mostram o caminho do trabalho que deve ser realizado para enfrentar estes desafios que poderão então se tornar experiencias.

Cada trabalho representa simbolicamente um estágio ou aspecto da evolução humana, que pode ser facilitada pela compreensão e aplicação na vida cotidiana dos ensinamentos que cada trabalho proporciona. Embora o estudo utilize uma linguagem simbólica, o estudante deve procurar traduzir o significado deste simbolismo para sua própria vida prática e como pode utiliza-lo no cotidiano da vida.

O objetivo deste curso é fornecer material para reflexão e aplicação prática para aqueles que desejam cooperar com sua própria evolução.  No final de cada estudo há um espaço para que o estudante possa fazer suas reflexões ou enviar suas dúvidas. Responderemos na medida do possível o mais breve que pudermos.


Os Doze Trabalhos de Hércules

1º  Trabalho As Éguas Devoradoras de Homens ÁRIES
2º  Trabalho O Touro da Ilha Sagrada TOURO
3º  Trabalho Colhendo as Maçãs de Ouro GEMEOS
4º  Trabalho A Captura da Corça CANCER
5º  Trabalho A Morte do Leão de Neméia LEÃO
6º  Trabalho Apoderando-se do Cinto da União VIRGEM
7º  Trabalho A Captura do Javali de Erimanto LIBRA
8º Trabalho Erguendo a Hidra de Lerna ESCORPIÃO
9º Trabalho Os Pássaros Devastadores SAGITÁRIO
10º Trabalho A Morte de Cérbero CAPRICÓRNIO
11º Trabalho Limpando Estábulos de Áugias AQUÁRIO
12ºTrabalho Conduzindo o Gado Vermelho PEIXES

Material utilizado

  1. Livro de Trigueirinho : HORA DE CRESCER INTERIORMENTE, EDITORA PENSAMENTO.
  2. Livro de Alice A. Bailey: OS TRABALHOS DE HÉRCULES, editado pela FUNDAÇÃO CULTURAL AVATAR.

Metodologia

  1. Cada trabalho simbolizando um signo totalizando os doze meses meses do ano.
  2. Pode-se começar este processo a qualquer momento, porém o mais adequado é seguir a seqüência cronológica dos Doze Trabalhos.
  3. Sugere-se que o exercício seja cumulativo. Ao começar o exercício do segundo mês, continua-se a fazer o do primeiro mês; ao começar o do terceiro mês, continua-se a fazer o do primeiro e o do segundo mês; e assim sucessivamente.

Fonte:

Esta obra foi criada pelo Dr. Dr. Helio Holperin, Médico Homeopata no site  http://www.geocities.ws/HotSprings/9292/mito.htm e reproduzida aqui para que não se perca e possa ser divulgado para muitas pessoas sedentas de conhecimento e que buscam uma forma de melhorar a si mesmo.