Matéria Publicada no Jornal Extra Online 15/07/2018 e reproduzida na integra.
Evelin Azevedo

Muitos brasileiros esperavam ver a seleção em campo hoje, na final da Copa do Mundo. Quando uma expectativa não é concretizada, como o sonho do hexa, ficamos com o sentimento de frustração. Durante toda a vida, é comum passar por momentos que não saem como o esperado. Mas saber passar por cima deste sentimento ruim é fundamental para seguir em frente.

— A frustração é algo inerente do ser humano. Todo mundo fica frustrado quando não consegue aquilo que quer. O problema é como lidamos com este sentimento. Algumas pessoas têm pouca tolerância e acabam desistindo, mas outras usam a frustração como uma força impulsionadora — observa Renata de Azevedo, psicóloga da Clínica Nutrindo Ideais.

Não saber lidar com aquilo que gerou frustração pode comprometer a caminhada da pessoa. A autoestima e a autoconfiança são os pilares mais abalados por uma derrota.

— Isso pode causar a crença de que a pessoa não é capaz de realizar. É importante trabalhar estes pilares e fazer a pessoa reconhecer que agora ela tem vantagens a mais, como a experiência anterior e mais tempo para se preparar — diz a coach Laura Silva.

Na hora de tentar de novo, é preciso controlar a ansiedade e os pensamentos negativos. O ideal é basear as expectativas em si mesmo.

— Quando nos frustramos, automaticamente ficamos inseguros e passamos a criar expectativas negativas sobre qualquer outro acontecimento. Mas a frustração tem o lado positivo de nos ensinar a não transferir para as pessoas ou situações os nossos desejos de felicidade — afirma a psicóloga Lidiane Silva.

Apesar de ter seu lado bom, o sentimento de frustração não pode durar muito tempo. Apesar de isto variar de pessoa para pessoa, as especialistas chegaram ao consenso de que a dor precisa diminuir em até uma semana. Depois disso, o ideal é que a pessoa procure ajuda para não se deixar levar pelo sentimento ruim.

Mesmo após ter tentado algumas vezes e não ter conseguido êxito no que quer que seja, é preciso permanecer acreditando que é possível virar este jogo.

— As pessoas que mais conseguem realizar algo são aquelas que mais resistem à frustração. Se você tenta e se frustra 50 vezes, pode ser que você consiga na 51ª tentativa. Não podemos deixar que isto se torne um bloqueio em nossas vidas e nos impeça de continuar tentando — finaliza Renata.

‘Usei as pedras lançadas em mim como degraus’

Nelma Pontes Oliveira, de 48 anos, servidora pública

Foto: Foto da leitora

Sempre tive o desejo de atuar na área da saúde, mas me envolvi com o comércio do meu marido. Depois de ter meus filhos, resolvi voltar a estudar e fiz um curso de técnico de enfermagem. Após me formar, comecei a procurar emprego. Fui indicada para trabalhar em uma clínica. Lá, fui perseguida pela minha chefe, que não gostou de mim por eu não ter experiência, mas todos viam meu interesse e potencial. Isso me deixou muito frustrada porque fui dispensada logo após o período de experiência. Passei três noites sem dormir até superar um pouco a decepção. Então, entrei num cursinho e passei em um concurso público. Hoje sou funcionária do estado. Usei as pedras lançadas contra mim como degraus. Agora, faço minha graduação em enfermagem.

Como superar

Evite se desesperar

Não é porque algo deu errado que isso significa o fim do mundo. Não deixe o desespero tomar conta de você, mantenha sua cabeça no lugar

Cobre-se menos

Se algo não saiu conforme você imaginou, não se cobre demais. Ficar se martirizando por um erro pode prejudicar sua autoestima

Busque suas responsabilidades

Veja quais foram suas responsabilidades naquilo que deu errado e reflita sobre elas. Não leve em consideração aquilo que é responsabilidade do outro. Por exemplo, na busca pelo emprego, é sua missão ter um bom currículo, mas a escolha do candidato para ocupar a vaga é um encargo do empregador

Lembre-se de que você é capaz

Não é porque deu errado uma ou algumas vezes que você é incapaz de realizar tal tarefa ou objetivo. O ex-jogador de futebol Cafu foi reprovado em oito peneiras (processo para entrar em times de futebol) no início da carreira, mas se tornou o capitão do Brasil na conquista do pentacampeonato

Planeje de maneira diferente

Aprenda com os erros que cometeu antes e faça um planejamento com estratégias diferentes. Agora você já tem mais informações do que antes. Confie no seu potencial

https://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/como-superar-frustracao-usa-la-como-um-trampolim-22885535.html

Se gostou do texto vai gostar deste também:

images (6)TRAGO SEU AMOR EM 10 DIAS

CUIDADO com o que você pensa, fala e comenta a respeito do outro. Tudo o que você foca no outro, você cria na sua própria realidade.  Não é na realidade do outro, pois ele está vivendo a realidade dele, mesmo que o que você esta vendo seja real, o que importa aqui é o que você acaba criando também dentro de você mesmo.

Se gostou do texto fique a vontade para deixar seu comentário.

Curso de Numerologia (1)