Quando você era pequeno, pensava como seria sua vida na fase adulta? Com o que estaria trabalhando? Se casaria e teria filhos? Se teria saúde plena? Você está feliz agora com o que é ou em que lugar está? Pois é. As coisas nem sempre saem como imaginávamos. Isso na verdade é em qualquer fase, pois sempre há alguma frustração, em qualquer âmbito. Peço licença para falar de um específico: a maternidade.

Quando se trata desse assunto, ocorrem muitas mudanças em nossa rotina. Desde a sua forma física até suas prioridades. Quanto a forma física, por conta da ansiedade, acabamos comendo além da conta, ou por não tem tempo para fazer algo mais saudável ou por não ter tempo de comer mesmo. Fora isso, é um desgaste tremendo se dedicar a um filho, ainda mais bebê, não só fisicamente como mentalmente. Agora, adentrando no âmbito das preocupações, são outras coisas que viram prioridades na sua vida, até mais que você mesma: casa, filhos, marido, dinheiro… E a preocupação com sua saúde fica aonde? Se não tem uma alimentação adequada, pelo menos faz exercícios? Imaginava que estaria passando por tanta coisa?

Eu imagino o quão seja cansativo pensar em tudo, ser bom no que faz, fazer o bem e fazer bem tudo isso. Vivemos sobre pressão diariamente imposta pela sociedade e por nós mesmos, pois permitimos isso. Mas… Então, o que nos faz sorrir se a vida é tão dura? Uma foto que lhe traz boas recordações? Um vídeo do seu bebê gargalhando? Uma vista bonita? Um abraço de sua mãe? Um carinho da pessoa amada? Pra vocês que são mães, não sejam tão exigentes, com o próximo, com vocês. Vocês fazem sempre o melhor que podem. Em algum momento, vocês vão falhar e a necessidade de perfeição lhe deixará frustrada por isso. Não busque perfeição, busque ser o melhor que pode.

O segredo não só para mães mas para todos é ter equilíbrio em tudo na vida: nas emoções, na alimentação balanceada, na prática de atividade física, ao educar um filho, ao exigir do marido, no trabalho, e em tudo que faz parte da sua rotina. Se a vida não está sendo como você imaginava, pensa que ela poderá ser SIM como você deseja, porque seu futuro se baseia no seu presente.

Como o próprio nome diz, PRESENTE é uma dádiva que temos todos os dias em mudar nossa realidade. E só você pode fazer isso! Mudar o que pensa sobre alguém, sobre você mesma, sem frustrações e ressentimento pelo que deu errado. Vire a página! Mudar seus hábitos, sua maneira de conduzir sua rotina, mudar seus sentimentos, mudar sua vida, Só depende de você!

Segue abaixo os livros da autora Mariana Marengo: