AUTOCONTROLE é a capacidade de controlar os desejos e as emoções. A falta do mesmo pode sujar sua imagem dentro da empresa. Você sabe identificar se consegue se controlar de maneira fácil? Se alguém vem pedir alguma informação óbvia, você logo responde com arrogância? Briga por qualquer motivo mesmo sabendo que a discussão não levará a nenhuma conclusão?

O nervosismo em excesso só traz desvantagens negativas para sua carreira, pois isso o torna uma pessoa de difícil acesso. As pessoas notam que ao chegar para conversar podem levar uma bronca ou uma resposta mal educada, por isso se afastam.

Se isso já aconteceu, você já perdeu seu autocontrole! E se o assunto for trabalho, tente ao máximo se controlar e prefira o silêncio.

Estão ocorrendo mudanças cada vez mais aceleradas nas indústrias. O mundo está cada vez mais globalizado e há uma contínua competição.

A possibilidade de cometer erros diminuem, pois as pessoas estão cada vez mais preparadas para ter autocontrole. Sem ele, dificilmente teremos prestígio como profissionais e menos ainda na vida pessoal.

É uma capacidade que deve ser trabalhada e desenvolvida, deixando o indivíduo mais confiante e preciso em suas escolhas.

O autoconhecimento é a base

Se conhecer é o primeiro passo para entender o que acontece na sua vida. Depois que você se conhece, passa a compreender e respeitar mais as outras pessoas, consequentemente, evita se descontrolar por pouco.

Relembre situações delicadas, momentos que o autocontrole precisava estar presente. Descubra o que sentiu naquele momento. Encontre explicações e soluções. Saiba se controlar, mantendo a calma e buscando evitar ao máximo constrangimento.

Características do autocontrole

– Gera confiança

– Previne os defeitos

– Corrige as causas dos defeitos

– Diminui os custos do processo já que se faz certo na primeira vez.

– Estimula objetivos

– Motiva as pessoas

– Não busca culpados pelos erros, mas sim, busca as causas que os originaram procurando corrigi-las.

– Gera uma melhoria contínua

Objetivos

– Melhorar a qualidade

– Melhorar as relações humanas

– Melhorar a produtividade

Se conheça, nunca deixe de aprender e desenvolver a si mesmo, só assim poderá se controlar. E saber se controlar é a chave para a convivência em qualquer ambiente.

IMG_20151003_163652653_HDRPor: Mariana Marengo – Prof. Esp. Educação física – marianamarengo@yahoo.com.br

 

mamisfit