Fonte : Dieta e Nutrição

A banana da terra é um ótimo alimento para incluir em seu cardápio, proporcionando saúde com variadas opções de preparo, uma combinação pra lá de perfeita para quem coloca a mão na massa todos os dias e quer sair da rotina. Confira agora os 6 maiores benefícios da banana da terra, além de algumas sugestões de forma de preparo que separamos especialmente para você.

Banana da terra e seus benefícios

Não poderíamos dar a você receitas especiais da banana da terra sem descrever os benefícios que este alimento pode agregar à sua saúde. Sim! Essa fruta tipicamente brasileira, também conhecida como “banana comprida” ou “chifre de boi”, é uma opção saudável por diversos motivos

1. Grande quantidade de vitamina A e C

O que faz desta fruta uma poderosa aliada contra a ação dos radicais livres. Essas vitaminas, A e C, também auxiliam na prevenção do envelhecimento precoce e no ganho de resistência física.

2. Redução da pressão arterial

Por ser rica em potássio e conter pouco sódio, a banana da terra ajuda no controle da pressão arterial.

3. Melhora a digestão

A grande quantidade de fibras na banana da terra proporciona uma melhora não só no funcionamento intestinal como no processo de digestão.

4. Combate à depressão

O consumo de banana da terra pode afastar o estresse e a depressão. Isso porque ela é rica em triptofano, um aminoácido precursor da serotonina (o hormônio do bem estar).

5. Previne cãibras e dores musculares

Por ser uma grande fonte de potássio, ela previne câimbras e dores musculares. Isso faz com que a banana da terra seja uma excelente opção para os atletas, que buscam energia e o combate à fadiga muscular para um melhor desempenho.

6. Controle da glicemia

Em um primeiro momento, você pode achar estranho falarmos que a banana, independente de ser a banana da terra ou outra, pode ajudar no controle da glicemia, já que é fonte de carboidratos. Mas o que explica esse fato é que a banana, além de conter carboidratos, também contém fibras, vitaminas e outros minerais.

As fibras fazem da banana da terra um alimento de baixo/médio índice glicêmico. O que significa que a glicose contida nela, vai ser absorvida mais lentamente pelo organismo, o que leva a prevenção dos picos de glicemia. Além disso, as vitaminas e minerais presentes na fruta irão contribuir para um melhor metabolismo dos carboidratos de forma geral.

Para que você consiga aproveitar este benefício da fruta, é necessário que toda sua alimentação seja equilibrada, com todos os nutrientes presentes em proporções adequadas às suas necessidades. Além disso, você deve incluir a atividade física como parte da sua rotina para melhorar todo o metabolismo e o controle glicêmico.

Dicas para o consumo de banana da terra

Antes de consumir você deve se atentar ao grau de maturação da banana, sendo que quanto mais madura, maior será a quantidade de carboidratos presentes nela. O ideal para os diabéticos é consumir a banana em sua fase inicial de maturação, pois a quantidade de amido resistente será maior e isso lhe trará mais benefícios.

Para você que nunca ouviu falar em amido resistente, não se preocupe. Nós esclarecemos! O amido resistente é um tipo de carboidrato que não é digerido pelas enzimas, sendo eliminado facilmente pelo organismo. Com isso, ele colabora para o controle da glicemia, ganho de saciedade, diminuição das gorduras e melhora do funcionamento intestinal, além de agir como um pré-biótico, prevenindo doenças intestinais ao favorecer o aumento das “bactérias do bem” no intestino.

Banana da terra emagrece?

Se seu objetivo é eliminar os quilinhos a mais, a banana da terra pode ser uma boa opção. Porém, ela deve fazer parte de uma dieta equilibrada e ser preparada de uma forma que não a torne uma “bomba calórica”, como acontece com a banana da terra frita ou qualquer outra preparação mais calórica.

Para aproveitar todos os benefícios da fruta, o ideal é consumir a banana da terra cozida. Além disso, nunca exagere no consumo da fruta. Você deve comer com moderação, pois 100 gramas de banana da terra contêm 117 calorias.

Viu só quantos benefícios a banana da terra pode trazer à sua saúde? Agora que você já conhece tudo que ela pode te proporcionar de bom, é hora de conferir algumas formas de preparo, para variar o cardápio e deixá-lo ainda mais saboroso e nutritivo.

Banana da terra cozida

O primeiro passo é descascar as bananas e corta-las em rodelas, com cerca de 2cm cada. Arrume-as no fundo de uma panela. Coloque água fria na panela até o limite das bananas, sem precisar cobrir ou deixar boiando. Tampe a panela e deixe fervendo em fogo médio até a água secar.

O açúcar da fruta vai se soltando naturalmente. Após secar a água, verifique se a banana está cozida, caso não esteja, acrescente só mais um pouco de água para terminar o cozimento.

Agora atenção! Não deixe a panela no fogo com água para não queimar! Depois de cozida, é só desligar o fogo e saborear a preparação. Uma dica muito legal que acrescenta ainda mais sabor e ajuda a controlar a compulsão por doces é polvilhar a receita com canela.

Purê de banana da terra

O purê de banana da terra é mais uma opção saudável e diferenciada de aproveitar os benefícios da fruta. E mais! A esta receita acrescenta-se o gengibre, que além de dar um sabor especial, é um alimento que acelera o metabolismo, e com isso consiga queimar mais gorduras. Então, mãos a obra e anote a receita.

Ingredientes

6 bananas da terra maduras;

Gengibre em rodelas de aproximadamente 5cm;

Leite em quantidade suficiente para dar consistência (use o leite desnatado para dar mais leveza à preparação).

Modo de preparo

O primeiro passo é lavar as bananas, corta-las ao meio com a casca e deixá-las cozinhar em água, já com o gengibre, por aproximadamente 20 minutos, ou até ficarem macias. Depois de cozidas, bata no liquidificador as bananas ainda quentes com o auxílio de um mixer, juntamente com o leite e o gengibre cozido até ficar em consistência de purê. Volte a preparação para panela e deixe cozinhando por mais alguns minutos e pronto! Já pode saborear o purê.

Farofa de banana da terra cozida

Você já ouviu falar sobre os benefícios do óleo de coco para a saúde? Então, a combinação entre a farofa de banana da terra com o óleo de coco é mais uma oportunidade de você incorporar ainda mais saúde ao seu dia-a-dia, sem abrir mão do sabor. Confira!

Ingredientes

200 gramas de farinha de mandioca;

4 bananas da terra maduras e cortadas em rodelas;

2 colheres (sopa) de óleo de coco extravirgem;

1/2 cebola roxa picada;

Cebola e salsa picadas a gosto.

Modo de preparo

O primeiro passo é colocar o óleo de coco em uma panela. Agora, acrescente as cebolas e as bananas cortadas. Vá adicionando a farinha de mandioca aos poucos, sempre mexendo. Para finalizar, acrescente a salsa e a cebolinha picadas. Prontinho! Já pode saborear esta deliciosa preparação.

Fonte: https://dietaenutricao.com.br/banana-da-terra-6-beneficios-e-formas-de-preparo/

Gostou do texto?

Preencha os formulário para receber novas mensagens.

Curso de Numerologia (1)