O entusiasmo pode ser descrito como um estado de excitação da alma, quando se experimenta uma paixão ou alegria expressiva de uma inspiração súbita.

Na Antiguidade, entusiasmo era a exaltação ou arrebatamento extraordinário daqueles que estavam sob inspiração divina.

A palavra entusiasmo vem do grego e significa “ter um deus dentro de si”.

Os gregos eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses. A pessoa entusiasmada era aquela “preenchida” por um dos deuses e por isso poderia transformar a natureza e fazer as coisas acontecerem.

Segundo os gregos, só as pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer os desafios do cotidiano, criar uma realidade ou modificá-la. Portanto, era preciso entusiasmar-se, ou seja, “abrigar um deus em si”!

Por isso, as pessoas entusiasmadas acreditam em si, agem com serenidade, alegria e firmeza e acreditam igualmente nos outros.

Segundo eles, não é o sucesso que traz o entusiasmo, mas sim o entusiasmo que traz o sucesso.

O entusiasmo é bem diferente do otimismo.

Otimismo é esperar que uma coisa dê certo, mas entusiasmo é acreditar que é possível fazer dar certo.

Entusiasmo é o prazer maior de fazer alguma coisa, o gosto forte para algo, ou desenvolver alguma atividade com paixão e dedicação, mantendo o espírito ativo.

Em palestras motivacionais, seminários e eventos de empresas, para grupos de funcionários, sempre se dá maior destaque para despertar o entusiasmo e a capacidade de trabalhar com prazer e determinação, porque gostar do que se faz e trabalhar com entusiasmo e dedicação é encontrar o caminho certo para o sucesso profissional.

Então é possível despertar o entusiasmo olhando para o lado bom das coisas e focando a mente e o coração naquilo que se deseja, evitando deixar entrar qualquer pensamento contrário. Assim o entusiasmo vai crescendo e contaminando nossa natureza interior até nos preencher totalmente.

Porque se há um Deus, ele não criou o mal, a fraqueza e nem a imperfeição e muito menos o impôs a suas criaturas.

Se eu posso lhes desejar algo neste novo ano, é que sejam possuídos pelo Deus interior e sejam capazes de ver sempre o lado bom das coisas para construir seus caminhos e realizar seus sonhos.

Feliz 2018!

Que seja um ano de grandes realizações!

Milagres seguirão milagres e as maravilhas nunca cessarão.

João Sergio