Hermes Trimegistos conseguiu reunir em sete Princípios toda a dinâmica do Universo. Aqueles que os compreenderem perfeitamente, possuem a Chave Mágica capaz de abrir todas as Portas da mente e coração para a compreensão dos acontecimentos em sua própria a vida e do mundo ao seu redor.
Os Sete Princípios em que se baseia toda a Filosofia hermética são os seguintes:
I- O Princípio de Mentalismo. “O TODO é MENTE; o Universo é Mental.”
Deus vive em todas as coisas e em todos e os seres. Nada mais somos que a expressão do pensamento de Deus. Também, tudo que fazemos e realizamos nada mais é do que expressão do nosso próprio pensamento.
II – O Princípio de Correspondência. “O que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima.”
O que está em baixo é o que está fora de nós e o que está em cima é o que está dentro de nós. Para compreendermos a nós mesmos e os demais, basta observamos as expressões externas. O corpo fala.
O Universo fala varias línguas.
“Eu te darei a chave do reino de Davi, o que ligares na terra será ligado nos céus…”
III – O Princípio de Vibração. “Nada está parado; tudo se move;tudo vibra.”
Como um pêndulo o universo se move em todas as direções em busca da diversidade restauradora da unidade. Todas as possibilidades quânticas precisam ser manifestadas.
IV – O Princípio de Polaridade.
“Tudo é Duplo; tudo tem pólos; tudo tem o seu oposto;o igual e o desigual são a mesma coisa; os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em grau; os extremos se tocam; todas as verdades são meias verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados.”
Tudo é um grande círculo onde os pontos são apenas referenciais, mas que fazem parte da mesma realidade continua. Pode-se chegar a qualquer ponto indo em qualquer uma das direções. A força desperta a sensibilidade, ao mesmo tempo que a escuridão evidência a luz.
V – O Princípio de Ritmo.
“Tudo tem fluxo e refluxo; tudo ,em suas marés; tudo sobe e desce; tudo se manifesta por oscilações compensadas; a medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda; o ritmo é a compensação.”
A mao tensionada a flecha e quando esta dispara em direção ao alvo vem o relaxamento.
Tensão e relaxamento se revezam o tempo todo em um ritmo pendular como uma respiração infinita.
VI – O Princípio de Causa e Eleito.
“Toda a Causa tem seu Efeito, todo Efeito tem sua Causa; tudo acontece de acordo com a Lei; o Acaso é simplesmente um nome dado a uma Lei não reconhecida; há muitos planos de causalidade, porém nada escapa à Lei.”
A compensação é o segredo da continuidade e eternidade. O pêndulo quando atinge o apise inverte o sentido da força. Armazena energia enquanto é pressionado e devolve a energia quando o oponente se esgota.
Sábio é não resistir a agressão no momento em que o oponente tem sua máxima amplitude. Mais sábio ainda é entender que uma flecha arremessada Jamais pode ser parada até atingir seu alvo.
VII – O Princípio de Gênero.
“O Gênero está em tudo; tudo tem o seu princípio masculino e o seu princípio feminino; o gênero se manifesta em todos os planos.”
O yin e o Young estão presentes em todas as coisas. Há um homem em toda mulher e uma mulher em todo homem. Mas enquanto eles não aprenderem a colaborar agiremos com força quando a situação requer sensibilidade e com insegurança quando deveríamos tomar a iniciativa.
Cadastre-se para receber novidades.