Alguns olham para a vida e veem um copo meio vazio e ficam deprimidos. Outros estão sempre vendo o copo meio cheio e ficam entusiasmados. Mas quem está com a razão, os pessimistas ou os otimistas?
Penso que não se trata apenas de situações que podem ser vistas de formas diferentes de acordo com a perspectiva que temos, mas sim de reflexos de nós mesmos que projetamos nas coisas e que alteram a forma como lidamos com o mundo.
Ver o copo sempre meio vazio pode significar que vemos o mundo com pessimismo, medo e julgamento, revelando sentimentos de limitação e incapacidade de enfrentar os grandes desafios.
Ao passo que ver o copo sempre cheio pode revelar uma fuga da realidade buscando uma forma de não enchergar as dificuldades e as próprias fraquezas, enganando-se o tempo todo e procurando uma forma de elevar sua auto-estima.
Ninguem pode ser assim, um copo totalmente cheio ou totalmente vazio. Todos somos algo em construção, no meio do caminho…
Mas quando nos olhamos com maturidade e sinceridade vemos de fato um copo com uma parte completa cheia de conteúdo maravilhoso, e uma outra parte vazia esperando ser preenchida.
O mais impotante de tudo isso é buscar o autoconhecimento e reconhecer por um lado nossos valores, e por outro lado aquilo que nos falta e que precisamos buscar nos outros para nos completar.
E é justamente este conteúdo que deve ser a chave para nos dar coragem e paciência para encher o copo e nos completar cada vez mais e perceber que a grande beleza da vida está justamente em admitir suas fraquezas e reconhecer suas virtudes, sem se iludir, mas ter a coragem de viver e ser feliz com suas imperfeições.
Nada mais significativo do que a música de Caetano para expressar esta ideia da ilusão que temos de nós mesmos…
Dom de Iludir
Caetano Veloso
De toda mulher
Cada um sabe a dor e a delícia
De ser o que é
Como se a polícia andasse atrás de mim
Cale a boca e não cale na boca
Notícia ruim
Você sabe entender tudo bem
Você está, você é
Você faz, você quer, você tem
A verdade é o seu dom de iludir
Como pode querer
Que a mulher vá viver sem mentir
Gostou do texto? Compartilhe para seus amigos e cadastre-se para receber novas mensagens.
Quer aprofundar o conhecimento da natureza humana?
Conheça a Numerologia da Alma
l