Alguns olham para a vida e veem um copo meio vazio e ficam deprimidos. Outros estão sempre vendo o copo meio cheio e ficam entusiasmados. Mas quem está com a razão, os pessimistas ou os otimistas?

Penso que não se trata apenas de situações que podem ser vistas de formas diferentes de acordo com a perspectiva que temos, mas sim de reflexos de nós mesmos que projetamos nas coisas e que alteram a forma como lidamos  com o mundo.

Ver o copo sempre meio vazio pode significar que vemos o mundo com pessimismo, medo e julgamento, revelando sentimentos de  limitação e incapacidade de enfrentar os grandes desafios.

Ao passo que ver o copo sempre cheio pode revelar uma fuga da realidade buscando uma forma de não enchergar as dificuldades e as próprias fraquezas, enganando-se o tempo todo e procurando uma forma de elevar sua auto-estima.

Ninguem pode ser assim, um copo totalmente cheio ou totalmente vazio.  Todos somos algo em construção, no meio do caminho…

Mas quando nos olhamos com maturidade e sinceridade vemos de fato um copo com uma parte completa cheia de conteúdo maravilhoso, e uma outra parte vazia esperando ser preenchida.

O mais impotante de tudo isso é buscar o autoconhecimento e reconhecer por um lado nossos valores, e por outro lado aquilo que nos falta e que precisamos buscar nos outros para nos completar.

E é justamente este conteúdo que deve ser a chave para nos dar coragem e paciência para encher o copo e nos completar cada vez mais e perceber que a grande beleza da vida está justamente em admitir suas fraquezas e reconhecer suas virtudes, sem se iludir, mas ter a coragem de viver e ser feliz com suas imperfeições.

Nada mais significativo do que a música de Caetano para expressar esta ideia da ilusão que temos de nós mesmos…

Dom de Iludir

Caetano Veloso

Não me venha falar na malícia
De toda mulher
Cada um sabe a dor e a delícia
De ser o que é
Não me olhe
Como se a polícia andasse atrás de mim
Cale a boca e não cale na boca
Notícia ruim
Você sabe explicar
Você sabe entender tudo bem
Você está, você é
Você faz, você quer, você tem
Você diz a verdade
A verdade é o seu dom de iludir
Como pode querer
Que a mulher vá viver sem mentir

Cadastre-se para receber outras mensagens.