Áries

Signo de elemento Fogo e de modo Cardinal, de ação direta e, muitas vezes, intempestiva. É um signo de pessoas de metabolismo acelerado, vigorosas e cheias de energia, que gostam e precisam estar sempre em movimento. Como estão sempre em atividade, ficam sujeitas a se desgastar com certa facilidade, tornando-se mais vulneráveis a infecções, febres e distúrbios passageiros.

Geralmente, o ariano gosta de alimentos fortes, picantes e salgados do que de doces, como saladas, carnes, peixes ou outros pratos, que não exijam muita elaboração, já que não costuma dedicar muito tempo à alimentação e come apressadamente.

Também gosta de salgadinhos e lanches, coisas práticas, que possam ser consumidas em qualquer lugar. Não dá muita importância às formalidades e se impacienta quando tem de seguir regras de etiqueta muito rígidas, mas não tem medo de provar novos sabores.

Recomendações:
Comer muito bem pela manhã, normalmente no almoço, fazer um lanche à tarde e comer pouco à noite. Comer em horários regulares, sempre devagar, mastigando bem os alimentos. Não tomar líquidos durante as refeições, mas beber muita água durante o dia, prevenindo problemas hepáticos e/ou renais.

Touro

Touro é um signo de elemento Terra, de modo Fixo, estável e muito sensível aos estímulos sensoriais. O taurino é voluptuoso e saboreia cada refeição como se fosse a última de sua vida. Gosta tanto de pratos refinados e de sabor delicado, quanto de pratos simples e de sabores intensos, salgados, doces, cítricos, etc. Geralmente, não rejeita carnes, massas com molhos e sobremesas, de preferência servidas com alguma sofisticação.

Para ele, há algo de sensual na comida, que estimula todos os seus sentidos. Por isso, costuma comer com vontade, mas devagar, degustando todos os sabores dos alimentos. Pode ser um tanto rígido em seus hábitos, mas tanto pode ser ávido por novos prazeres e experimentar diferentes sabores frequentemente, quanto pode ser previsível e fiel ao mesmo cardápio.

Geralmente, o taurino é fisicamente forte e resistente e seu ritmo metabólico é lento, como se ele economizasse energia vital para enfrentar a vida, cuja tendência é ser longa. Pode desenvolver propensão a intoxicações, distúrbios digestivos e a doenças crônicas, risco que pode ser agravado pelo fato de muitos taurinos cederem à tentação do sedentarismo.

Recomendações:
Parar de comer antes de se sentir totalmente saciado, ou prestar atenção na forma como se alimenta, tentando distinguir o que é fome e o que é gula. Evitar aqueles lanchinhos ou guloseimas entre as refeições e líquidos durante as mesmas. Evitar  refeições pesadas à noite e fazer atividade física regularmente, ou fazer caminhadas sempre que possível.

Gêmeos

Gêmeos é um signo de elemento Ar, de modo Mutável, de natureza inquieta e curiosa. Geralmente, o geminiano é eclético, gosta de variedade e de experimentar novos sabores. Ele é adaptável e aprecia com o mesmo interesse um jantar de alta gastronomia com foie grass e coisas assim, como um pastel de feira ou outra iguaria fast-food que estiver à mão.

O metabolismo do geminiano é acelerado, mas sujeito a instabilidades e quedas de energia, felizmente, rapidamente recuperada. Fisicamente é esbelto, dinâmico, ágil e flexível. Mentalmente é jovial e receptivo, mas também bastante susceptível às variações do ambiente e propenso a processos alérgicos. Costuma comer várias vezes durante o dia, em pequenas quantidades, o que o ajuda a se manter no peso adequado.

Recomendações:
Modifique regularmente o cardápio, escolhendo bem os alimentos, de preferência, frescos e orgânicos. Comer com muita calma, quase ritualmente, consciente do que está fornecendo ao seu corpo. É importante que faça atividade física regularmente e que se alimente de coisas cultivadas diretamente na terra, como cenoura, mandioca, batata, etc.

Câncer

Câncer é um signo de elemento Água e modo Cardinal, portanto, sensível e extremamente reativo aos estímulos sensoriais e, principalmente, aos emocionais. Dá muita importância à alimentação e talvez seja o signo mais afetado pelas variações de cardápio. Seu metabolismo é um tanto lento e irregular e pode ser afetado seriamente por instabilidades emocionais. Por isso, o canceriano pode perder a fome ou comer de forma desmedida e até compulsiva em situações de estresse.

Geralmente, ele gosta de comida fresca e caseira e de comer em ambientes aconchegantes, mas se alimenta de acordo com o humor do dia, o que pode provocar descompassos digestivos. É um ótimo anfitrião e sempre procura ter algo a oferecer a um convidado para que ele se sinta acolhido e bem-vindo. Geralmente, o canceriano sabe apreciar os prazeres culinários e tem um paladar eclético, de verduras amargas a frutos do mar, mas alguns podem desenvolver um paladar com muitas restrições, um tanto infantil, dando preferência às sobremesas, sobretudo às de chocolate.

O canceriano tende a ter compleição física mediana e pode desenvolver distúrbios digestivos crônicos, retenção de líquido e desequilíbrio hormonal. Como é muito sensível, também é vulnerável a doenças infectocontagiosas, seja uma simples gripe ou algo que exija mais cuidados.

Recomendações:
É fundamental para o canceriano ingerir muito líquido, de preferência água, para promover a hidratação e limpeza do sistema.

Fracionar a alimentação o máximo possível e jamais fazer aquele prato de trabalhador braçal em nenhuma das refeições.  Evitar excessos, não comer bombons ou outras podres delícias entre as refeições, não comer quando estiver emocionalmente perturbado são regras simples, que podem evitar desconfortos passageiros e até problemas mais graves, mas será necessário exercitar a disciplina para segui-las.

Leão

Leão é um signo de elemento Fogo, de modo Fixo, geralmente expansivo, de natureza altiva e inquieta. O metabolismo do leonino é rápido e ele tem uma consciência aguda das necessidades do corpo. Por isso, é particularmente susceptível às privações e fica irritado rapidamente quando está com fome.

O leonino gosta de se alimentar regiamente, de preferência de forma elegante e acompanhado de pessoas queridas. Para ele, mais do que apreciada, uma refeição tem de ser celebrada. Geralmente, aceita com dignidade as convenções sociais e até gosta de certa formalidade à mesa. Também gosta de comer fora em algum lugar aconchegante e experimentar algum restaurante novo de vez em quando.

Recomendações:
Praticar algum esporte ou alguma atividade física, de preferência ao ar livre. Evitar excessos alimentares ou de bebidas alcoólicas, principalmente à noite. Beber muita água e muito suco natural de frutas. Manter horários regulares para as refeições.  Como é autoconfiante e fisicamente resistente, pode manifestar a tendência de não dar a devida importância a sintomas ou sinais de problemas físicos, o que pode ser arriscado.

Virgem

Virgem é um signo de elemento Terra, modo Mutável, por natureza, observador, cuidadoso e crítico. Talvez seja o signo mais preocupado com os hábitos de saúde, os seus e os das pessoas próximas, já que costuma ser muito dedicado. Geralmente, o virginiano dá preferência ao que é natural e, consequentemente, mais saudável, como verduras e legumes orgânicos e, caso não seja vegetariano, carnes brancas e peixes frescos.

Como, geralmente, o virginiano é muito criterioso, ele é muito exigente em relação ao que come e dá muita importância à alimentação e a tudo o que se refere a cuidados com o corpo que, para ele, é o invólucro da alma. Por isso, ele se preocupa com todo o processo alimentar inclusive com o preparo, que deve seguir padrões elevados de higiene.

Recomendações:
Procurar diversificar o cardápio, talvez escolhendo um dia específico na semana para conhecer um restaurante novo e experimentar um prato diferente.  Cuidar de si mesmo, mas evitar regras muito rígidas. Não se culpe e tente reservar um tempo para se dar ao luxo de dormir um pouco mais, de tomar banhos longos, de fazer massagem, meditação, etc.

Libra

Libra é um signo de elemento Ar e de modo Cardinal, naturalmente sensível e delicado. Geralmente, o libriano dá a mesma, ou até mais, importância ao ambiente e às circunstâncias, que dá ao alimento em si. As refeições não podem prescindir de um toque de elegância e, quando lhe compete, ele não abre mão de certas formalidades à mesa. Gosta de pratos elaborados, que sejam saborosos, mas também esteticamente agradáveis e, preferencialmente, servidos com um toque de requinte.

Quando o libriano está emocional ou mentalmente sobrecarregado, ele tende a compensar comendo de forma desregulada, geralmente, menos do que seria adequado. Libra rege os rins, que merecem atenção especial, já que são responsáveis pela filtragem dos líquidos no organismo. Por isso, é recomendável que o libriano consuma água regularmente para manter a hidratação e o equilíbrio do corpo, evitando apenas beber antes ou durante as refeições.

Recomendações:
Fazer as refeições em horários regulares, comer pequenas porções fracionadas ao longo do dia, observando a proporção indicada de cada alimento. Manter a variedade no cardápio e, sempre que possível, fazer uma pausa de alguns momentos antes das refeições, para ficar tranquilo e se preparar para apreciar o sabor dos alimentos, assimilar bem os  nutrientes e evitar problemas digestivos.

Escorpião

Escorpião é um signo de elemento Água, de modo Fixo, naturalmente intenso e  impulsivo. O escorpiano é muito sensível e sujeito a variações emocionais, o que interfere em sua alimentação. É determinado e pode seguir uma dieta rígida por longos períodos, mas seu metabolismo e seus hábitos alimentares podem ser alterados por situações de estresse ou mesmo por oscilações sem motivo específico.

O escorpiano valoriza a privacidade e dá preferência a ambientes reservados, onde possa comer tranquilamente, já que, para ele, comer é uma necessidade básica tanto quanto é um ritual.  Gosta de sobremesas elaboradas e bem apresentadas e de experimentar pratos exóticos, com sabores marcantes. Deve tomar cuidado com alimentos mal conservados, já que é sujeito a intoxicações e infeções agudas e pode ter dificuldade em eliminar as impurezas do corpo.

Recomendações:
Assim como pessoas de outros signos de Água, o escorpiano deve ingerir muito líquido para fazer a limpeza do corpo. Evitar alimentos processados, enlatados, conservas, embutidos, industrializados, etc. Abandonar ou, pelo menos, ceder só eventualmente à tentação de comer algo tipo junk food. Fazer refeições balanceadas, variando o cardápio e evitando os exageros e os radicalismos. Fazer alguma prática que proporcione o alinhamento entre corpo e mente também é recomendável.

Sagitário

Sagitário é um signo de elemento Fogo, de modo Mutável, de natureza extrovertida e espírito explorador. Geralmente, o sagitariano é fisicamente vigoroso e dinâmico e age de forma espontânea e direta. Gosta de experimentar e não é muito fiel a hábitos alimentares e muito menos a dietas rígidas. Como é muito voluntarioso e costuma satisfazer suas vontades, o sagitariano pode desenvolver tendência a excessos e pode se arriscar demais, ficando sujeito a combinações indigestas, intoxicações e disfunções hepáticas. Felizmente, costuma reagir muito bem a esses problemas e também a gripes, infecções e outros distúrbios passageiros.

O sagitariano é alegremente inquieto e muito proativo, mas pode se mostrar um tanto inconstante, inclusive em relação à alimentação, alternando períodos de total indisciplina, com outros de grande interesse e até entusiasmo gastronômico, durante os quais mantém hábitos regulares e se alimenta de forma adequada e saudável.

Recomendações:
Basicamente, evitar excessos de toda ordem, já que o desregramento sistemático pode causar problemas crônicos de saúde, além do risco de desenvolver tendência a obesidade, que felizmente pode ser evitada mantendo o saudável hábito de praticar esportes, fazer exercícios, caminhadas ou qualquer outra atividade física regular.   Procure manter a rotina mínima necessária e uma alimentação leve e equilibrada, reduzindo o consumo de sal, açúcar e de bebidas artificiais ou alcoólicas.

Capricórnio

Capricórnio é um signo de elemento Terra, de modo Cardinal, de natureza estável e um tanto reticente. O capricorniano sabe apreciar uma boa refeição, mas, geralmente, come apenas o suficiente para satisfazer suas necessidades e saciar seus desejos, que são relativamente controlados. Seu metabolismo é lento e seu corpo reage melhor à rotina e à regularidade do que às mudanças e aos imprevistos.

Costuma comer de tudo, mas não tem exatamente uma avidez para experimentar pratos novos, dando preferência à culinária tradicional, sem muitas invenções ou sabores exóticos. Apesar disso, não tem exatamente restrições alimentares, podendo tanto sentir prazer com uma refeição sofisticada quanto com um hambúrguer do Mac Donalds. Também não vê problema em devorar um chocolate inteiro quando está carente ou angustiado.

Recomendações:
Procurar variar o cardápio, mas sempre dando preferência a alimentos saudáveis, se possível, orgânicos. Manter a rotina e comer em horários regulares, mas sem rigidez, deixando margem para os imprevistos e fazendo as refeições sem pressa e com tranquilidade. Como o capricorniano é propenso a desarranjos digestivos e intestinais, é importante dar a devida importância à alimentação.

Aquário

Aquário é um signo de elemento de Ar, de modo Fixo, de espírito questionador e naturalmente sociável, mas um tanto especulativo e impermeável. O aquariano é eclético e não dá muita importância a protocolos e se sente mais à vontade em ambientes mais informais ou até pouco convencionais. Embora, geralmente, não seja exatamente um gourmet e nem se preocupe com a alimentação em especial, ele gosta de novidades e está sempre aberto a experiências gastronômicas.

O aquariano pode até cometer algum excesso de vez em quando, mas em geral, ele come com parcimônia, a quantidade de alimento suficiente para satisfazer seu apetite, o que é muito bom, já que seu processo digestivo pode ser lento. Alguns aquarianos gostam muito de conversar durante as refeições, que eles transformam em agradáveis momentos de confraternização.

Recomendações: 
Basicamente, exercitar a disciplina e cultivar hábitos mais saudáveis, comendo em horários regulares, mas variando o cardápio. Para o aquariano, é altamente  recomendável fazer atividades físicas, beber muita água e evitar o excesso de sal e comidas gordurosas ou muito condimentadas, já que ele é susceptível a desenvolver problemas circulatórios.

Peixes

Peixes é um signo de elemento Água e modo Mutável, receptivo, um tanto instável e extremamente sensível às menores oscilações da frequência energética.  Como costuma reagir de forma mais instintiva do que racional e absorver as emanações de pessoas e ambientes, o pisciano se torna muito susceptível e, consequentemente, inconstante.

O mesmo se dá em relação à alimentação. Quando está emocionalmente controlado e sensorialmente satisfeito, ele come com comedimento e equilíbrio, mas quando está carente ou deprimido, come além do que deveria, seja um prato saudável e nutritivo, seja algo altamente calórico, gorduroso e prejudicial à saúde.

Fisicamente, o pisciano também é bastante vulnerável e seu metabolismo pode ser desregulado facilmente. Além disso, se não tomar os devidos cuidados, em certas circunstâncias pode desenvolver distúrbios hormonais, propensão a retenção de líquidos, anemias, intoxicações, inflamações agudas e doenças alérgicas ou infecto contagiosas.

Recomendações:
Evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, já que os efeitos imediatos e colaterais para uma pessoa sensível como um piscinão podem ser muito nocivos. Se beber, é recomendável dar preferência a bebidas fermentadas, vinho e cerveja. Prestar mais atenção na alimentação quando estiver emocionalmente abalado ou muito preocupado. Será necessária adotar uma postura consciente para manter o controle e evitar carnes gordas, defumadas, gordurosas, enlatados e conservas lanches, massas e frituras, com muita frequência, além de lanches  saborosos, mas pouco saudáveis.

Fonte :  Via Astral


Gostou do texto? Cadastre-se para ser notificado de outras mensagens.


Perfil Jsps