Quando penso em natal, páscoa, festas comemorativas sempre tenho comida na memória. Uma mesa farta, com a família reunida em volta. Churrascos com os amigos, feijoada com o pessoal do trabalho. A comida faz parte da nossa cultura e de tudo que nos liga a ela. Quando virei vegana tive medo de perder essa parte tão importante de quem sou eu. Mas ao mesmo tempo, depois de pesquisar sobre os malefícios de comer animais para o meu corpo, espírito, para o meio ambiente e para, obviamente, os animais, decidi que teria que achar uma solução. A partir de então passei a testar todos os dias novos sabores e temperos na minha cozinha, até achar uma combinação que unisse respeito a mim, ao próximo e amor a minha cultura. Esses dias lembrei da comida da minha avó. As vezes ia na casa dela e ela fazia um creme de espinafre que era.. tentei achar um adjetivo aqui, depois de pensar bastante percebi que nenhum chegaria aos pés daquele creme de espinafre. Depois de alguns testes, consegui fazer uma receita que ficou muuuito gostosa. Nunca chegaria aos pés de comida de vó, mesmo se usasse queijo, ou derivados de leite que a gente maltrata tanto a vaquinha pra ter. Espero que quem faça prove junto com a receita o amor de vó que vem incluso de brinde nela.

Ingredientes:

  • 200g de Castanha de cajú crua sem sal deixada de molho 30 min na água quente
  • Alho em pó
  • Cebola em pó
  • 2 colheres de sopa de Levedura Nutricional (é um tempero que dá pra encontrar em loja de produto natural)
  • Uma Cebola picada
  • Uma colher de sopa de óleo de côco
  • Espinafre a gosto

Modo de fazer:

Bater a castanha de cajú hidratada no liquidificador com meio copo de água até virar uma pasta. Na panela refogar a cebola picada com óleo de côco. Adicionar a pasta de castanha, alho em pó, cebola em pó, levedura nutricional, o espinafre sal e pimenta do reino a gosto. Refogar por 10 min mexendo no fogo médio. Esperar esfriar por 15 minutinhos e bater no liquidificador até virar um creme.

Eu usei menos espinafre para virar um molho de macarrão, mas pode se usar bastante espinafre fica uma delícia para acompanhar com uma batata assada e uma saladinha.