A Vitamina D é solúvel em gorduras e é obtida principalmente pela exposição ao sol ou por meio de consumo de certos alimentos, como é o caso de peixes “gordos” (atum, salmão e cavala). Essa substância desempenha um papel importante na regulação do cálcio e manutenção dos níveis de fósforo no sangue. Assista ao vídeo e saiba mais!

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Você sabe para que serve a vitamina D? A principal função da vitamina D é manter constante os níveis de cálcio no organismo, ou seja, baixos níveis de vitamina D podem levar crianças ao raquitismo, e em adultos pode gerar perda de massa óssea causando osteoporose, doença grave que leva a fraturas ósseas. Se você ainda não sabe, precisa descobrir como está o seu nível de vitamina D e para isso é só fazer um exame de sangue. Para prevenir a falta dessa vitamina deve-se tomar sol diariamente por mais ou menos quinze minutos sem protetor solar. Então, o melhor é que seja o primeiro sol da manhã ou o sol do fim da tarde. Alguns alimentos tais como, atum, sardinha, salmão, cogumelos, leite e derivados, cereais também podem ajudar, porem em muitos casos é necessário fazer a reposição oral da vitamina, o que é fácil, barato e sem efeitos colaterais. É muito importante ressaltar que não é indicado fazer reposição sem a indicação e acompanhamento médico, pois ela pode provocar elevação dos níveis de cálcio no sangue e na urina, o que pode causar cálculos renais e calcificação das articulações. Agora você já sabe fique sempre de olho na vitamina D.


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