A forma de comer dos Irlandeses é um pouco diferente da dos brasileiros. O contexto histórico e o clima do país faz com que os Irlandeses organizem de um jeito diferente o que vão comer no café, almoço e jantar. Um outro dia apresento aqui a versão vegana do café da manhã irlandês. Mas hoje vou falar sobre uma sopinha que te deixa cheio de energia e é ótimo pra um dia em que você quer um almoço mais leve.

Normalmente os Irlandeses não almoçam um prato de comida como o nosso. Eles só comem uma refeição mais completa na hora do jantar. Durante o almoço eles comem um pão torrado com manteiga, ou mel, ou geléia e um chá ou café. Mas o mais comum é o chá com leite. (chá Irlandês com leite de côco é uma delícia, fica a dica!) O almoço deles é como se fosse um chá da tarde pra nós brasileiros. Pode ser um sanduíche também, ou misto quente, ou uma salada, ou uma sopa.

Já trabalhei como babá em casa de família Irlandesa e pude aprender de dentro os costumes irlandeses em geral. Agora trabalho em restaurante e vejo outras formas, mas ainda sim tradicionais de almoço para eles. Vejo muitos executivos indo na hora do almoço e comendo essa sopa que aprendi no pub/restaurante tradicional típico Irlandês de mais de 60 anos. Em porções menores, a sopa também serve como entrada num jantar mais especial. É leve, mas cheia de carboidrato, o que te deixa com energia redobrada pra voltar ao trabalho depois.

Ingredientes:

  • Três colheres de sopa de azeite extra virgem
  • 1 Cubo de vegetais (orgânicos e sem sódio –  você encontra em loja de produtos naturais)
  • A parte branca de um talo inteiro de alho poró bem picadinha
  • Três dentes de alho amassados e bem picados
  • Uma cebola cortada em cubinhos
  • 0.5 kg de Batata descascada e cortada em cubinhos
  • Pimenta preta
  • Sal

Modo de preparo:

Em uma panela coloque o azeite e refogue a cebola, alho, alho poró e o cubo de vegetais. Depois acrescente a batata, sal e pimenta preta. Jogue o suficiente de água fervente para cobrir dois dedos os ingredientes que estavam na panela. Acrescente pimenta preta e sal. Deixe cozinhar por 20 minutinhos. Bata no mixer ou liquidificador. Está pronta.

Em trinta minutos você tem uma sopa que serve bem duas pessoas. Se quiser se sentir um pouco irlandês pode tomar ela com chá inglês (vende nos mercados aí).

Bruna Saldanha