Essa matéria é muito importante e ajuda a esclarecer mitos sobre a vitamina D e a importância do sol para a nossa saúde. Leia, curta e compartilhe, Leveconsciencia.

Saiba Mais Consultoria

Quando se fala em “vitamina D” muitas pessoas erroneamente a relacionam apenas a prevenção de osteoporose, no entanto, sua importância vai infinitamente mais além. Para ficar bem claro, é necessário quebrar o paradigma que ela é uma vitamina, uma vez que ela é sintetizada a partir do colesterol, trata-se de um hormônio e não de uma vitamina. A vitamina D é de fato um hormônio esteroide que controla diretamente a ativação de 229 genes em todas as células do corpo humano e indiretamente controla a ativação de 2.500 genes. É um hormônio fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo.

solvitaminad

Sua principal fonte de produção é o Sol (raios ultravioletas do tipo UVB), que são capazes de ativar a síntese da vitamina em nosso organismo. Apesar de ser a fonte que mais trabalha na produção, alguns alimentos, como peixes gordos, também oferecem vitamina D, mas de maneira muito pouco significativa.

Ver o post original 388 mais palavras