Diz o axioma “O tolo segue sua estrela, o sabio a domina”

O tolo, é a personalidade, movida pelos elementos astrologicos, numerologicos e fisicos das quais se torna refem. O sabio é a alma que aprendeu a dominar estas forças, usando-as na justa medida e no momento exato, aquele que aprendeu a obter os melhores resultados para o cumprimento da missao.  Esta personalidade sozinha não poderá fazer nada para mudar esta situação a menos que a alma enxergue a causa e intervenha, alterando a reação diante dos estímulos internos e externos sofridos por esta personalidade.

A personalidade expressa, enquanto a alma aprende e aquire sabedoria. Ao vivenciar  as experiencias, a personalidade erra ou acerta e armazena fragmentos de informação na mente. A cada nova experiencia a  alma  aprende utilizando estes fragmentos de informação de cada experiencia  unindo os pontos através de um processo conhecido como cognição, gerando uma “chispa” de compreensão, popularmente conhecida como “insight”.  Assim, atraves das esperiencias, adquire o saber daquele princío ou aspecto.  Este saber se transforma em  uma certeza interior que impulsiona a vontade  para exercer dominio e equilibrio. Enquanto não houver a certeza interior, não haverá força suficiente para estimular a vontade. A crenca e o medo sao irmãs gemeas em posicoes invertidas, pois enquanto a primeira produz  incerto e vacilante, a segunda  produz paralizia ou recuo.

Segundo Eliphas Levy, no livro A Chave dos Grandes Mistérios, Quem sabe não cre. O saber é maior que a fé, pois é fruto da  experiência e não pode ser adquirido, doado ou transferido. A fé pressupõe a dúvida enquanto  o Saber é pleno e absoluto.

Somente o tempo, a vivência e ação da Vontade no desenrolar da trama podem operar este milagre da transformacao das falsas crenças e medos em pleno saber, que  ensina o equilibrio. É fascinante ver o adulto sereno delicado e cuidadoso, que outrora foi um jovem agressivo e impetuoso e impulsivo.

Os desejos e necessidades da alma estão sintetizados na missão. Este é o seu objetivo para esta vida, o que ela planejou cuidadosamente e busca realizar e aprender.

São pistas para aqueles que aprenderam a ler os mapas e sinais ocultos,  para entender as fraquezas humanas e suas necessidades de aprendizado, seus objetivos e metas para esta vida.

Observar o cenário, os atores e personagens e o script podem dar pistas para entender e desvendar toda a trama de nossas vidas.  Então poderemos dirigir as forças da vontade para desenvolver as habilidades necessárias para exercer dominio próprio.  Conhecendo melhor as fraquezas e virtudes podemos agir com mais eficiencia sobre elas com maior firmeza.  Assim, aprenderemos a surfar nas ondas revoltas do mar de nossas proprias vidas.

joao sergio

15 de julho de 2011